sexta-feira, 25 de março de 2011

CONHECIMENTO DE MUNDO - RCNEI 3

Todo o ser humano se desenvolve e aprende interagindo com o mundo que o cerca, na pré-escola a criança entende muita sobre o mundo, nessa fase já construiu idéias e pensamentos em relação uns com os outros. Porém , para se  trabalhar com crianças deve-se possuir diversos materiais para que elas explorem todas as áreas de conhecimento, assim tem-se uma certa facilidade de expor a elas, O educador tem um papel importante na seleção dos assuntos a ser trabalhado, como também a forma para o desenvolver, sistematizar, registrar e avaliar, no entanto, essa seleção deve funcionar também de acordo com a decisão da criança. O que se pretende é que as crianças absorvam nesta fase é a capacidade de observar, o desejo de experimentar, a curiosidade de saber e a atitude crítica.
Com isso, o RCNEI – Vol. 3, intitulado Conhecimento de Mundo, apresenta seis sub-eixos música, movimento, artes visuais, linguagem oral e escrita, natureza e sociedade e matemática. Esses volumes foram organizados em torno de uma estrutura comum, na qual são explicitadas as idéias e práticas correntes relacionadas ao eixo e à criança e aos seguintes componentes curriculares: objetivos, conteúdos, orientações didáticas, orientações gerais para o professor e bibliografia. Esta forma de organização e o conteúdo trabalhado evidenciam uma subordinação ao que é pensado para o ensino fundamental e acabam por revelar a concepção primeira deste RCNEI, em que as individualidades das crianças de 0 a 6 anos se dissolve em registros ao serem submetidas ao mundo escolar de trabalho. A metodologia prioriza a didatização de identidade, autonomia, música, artes, linguagens, movimento, entre outros componentes, acaba por impor e aprisionar o gesto, a fala, a escrita, a emoção, o pensamento, a voz e o corpo das crianças.
Edilmara.....
Pesqueira - Turma 1

Um comentário:

  1. O RCNEI é um guia de orientação para o professor, que serve de base na elaboração de projetos e cada eixo de trabalho tem seus objetivos a serem alcançados de acordo com a faixa etária da criança, fazendo com que as crianças desenvolvam suas capacidades.Não é imposto, é desenvolvido um trabalho didático favorável a aprendizagem infantil.
    A organização do referencial é de caráter instrumemtal e didático, onde o professor precisa ter consciência que essa construção de conhecimentos se processa de maneira integrada e global e que há inter relação entre os eixos sugeridos.
    Professora Maria de Lourdes

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